13/MAI

Sul da França, uma experiência sensorial

Ao viajar para o sul da França, nas regiões da Provence, Luberon (cadeia de montanhas) tudo provoca nossos sentidos: a paisagem maravilhosa, com montanhas, ou brancas ou em tons de ocre, o perfume das lavandas, rosas, o sabor irresistível dos pratos típicos da região, sua pâtisserie inigualável, e os vinhos, na maioria os rosés, o som das cigarras no verão e o ar puro magnífico vindo do mediterrâneo.

A arquitetura das casas típicas, com suas janelas e portas em tons de azul, ou verde, nas propriedades rurais, sempre com um pátio e jardins atraentes e convidativos, ervas plantadas misturadas com as flores, e frutas deliciosas, dependendo da época do ano.

 

provence 1

Um bom roteiro pode contar com Aix-em Provence, Avignon, Saint Rémy, Arles,usando essas cidades como base para as visitas às charmosas vilazinhas ao redor, tais como Lourmarin, Lacoste e Bonnieux, Les Baux De Provence, Gordes, a Abadia de Senanque, Rousillon, Menerbes, entre  tantas outras. Manosque reserva ao turista a deliciosa visita às instalações da l’Occitaine… essências, prazeres sensoriais…

Há que se chamar a atenção ao fato desta região chamar-se Languedoc: La langue de Oc (a língua do Oc) e, também, (occitaine) nome dos povos que habitaram essa parte do sul há muitos séculos e que tinham um idioma e cultura muito diferentes.Lindíssimas lendas e histórias…

Aproveitar os croissants com geleias ou o mel local, com sabor das lavandas, os legumes e peixes frescos, o doce típico de Aix-em Provence chamado Callissons, inesquecível. A vontade é de voltar, sempre.

 

provence 2

Aproveite, viaje e inspire-se com tudo que é provençal.

Eliana Miranzi, professora de línguas e história da arte.


Comentários

Relacionados