29/NOV

O design modernista no Brasil

O design mobiliário nacional, outrora fortemente marcado e influenciado pela estética clássica europeia, sofreu uma enorme repaginação na segunda metade do séc. XX. Em conjunto com a arquitetura, se revolucionou, como resultado do Movimento Modernista, adequando a arte a um padrão cultural cada vez mais brasileiro. Separamos aqui três famosos artistas que marcaram época com suas criações. Enjoy!

  • - Todos conhecem Oscar Niemeyer, mas poucos já tiveram o prazer de apreciar sua composição artística e mobiliária. A mesma foi criada de forma que complementasse seu legado arquitetônico, e marcou imensa popularidade na França, onde foi originalmente lançada.

 

moveis-oscar-niemeyer

 

Marquesa

 

 

– Joaquim Tenreiro era português e iniciou seu trabalho mobiliário quando se transferiu ao Brasil, aonde trabalhou em fábricas e famosos ateliês. Sua primeira experiência criativa com o design adveio de, ninguém mais ninguém menos, Oscar Niemeyer, que fez encomendas para a casa da Família Peixoto.

 

joaquim-tenreiro-04

CADEIRA-1

 

– A figura de Sérgio Rodrigues difundiu, através de sua obra, a ideia do móvel como forma de arte e expressão. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo no Rio de Janeiro e passou a dedicar-se ao design, recebendo prêmio internacional na Itália por sua famosa Poltrona Mole.

 

146982_thumb

 

Ah, e vale ainda ressaltar que essas e muitas outras informações podem ser encontradas e apreciadas no livro Móvel Brasileiro Moderno, realização da FGV Projetos: é a nossa #dicaMID de hoje para você!

 

Texto: Luca Salla

Fotos: divulgação

Conheça a linha completa de móveis MID, design brasileiro, clicando aqui.

Leia mais: Como usar móveis coloridos na decoração


Comentários

Relacionados