13/ABR

Me alugo para ouvir histórias

Sua vida parece um livro? Tem drama, comédia, romance e uma mistura de acontecimentos que você acha que mereciam ser contados e lidos por outras pessoas? Imagina se algum escritor se dispusesse a contá-los para você. Isso é possível, foi projeto de faculdade, continua rodando as ruas por aí e tem nome: Me Alugo para Ouvir Histórias, idealizado pelo jornalista mineiro, que hoje vive no Rio de Janeiro, Vinícius Silva.

 

historias 2

 

Bastam dois banquinhos e uma placa instigante, para já começarem a aparecer os primeiros interessados a contar um pouco de si, e, com isso, Vinícius descobriu personagens da vida real, com histórias fascinantes de todos os tipos. São pessoas como o Zé da venda da esquina, a Maria florista, a Lia estrangeira, o Edu estudante, a Joana que acabou largar o emprego para seguir um sonho, como eu, como você. O objetivo é o avesso do jornalismo padrão, porque as trajetórias contadas não são de celebridades, nem estampam manchetes de noticiários ou colunas sociais, mas fazem parte do dia-a-dia.

 

historias 3

O depoimento é gravado, e depois de redigido, um novo encontro é marcado para alinhamento das informações e produção de fotografias. Alguns deles já estão no seu primeiro livro, com o nome do projeto, lançado em 2013. Outros são postados na Fan Page de mesmo nome, e podem ganhar as páginas de um segundo livro ou documentário. De acordo com o jornalista, este é o exercício da reportagem em profundidade, uma literatura do cotidiano realizada por um repórter à procura do extraordinário de cada vida anônima. “É na rua que se aprende um pouco a ser gente. Gente para ouvir toda essa gente”, conta ele.

 

historias 4O projeto reúne muitas boas histórias para se conhecer, mas, mais do que contar, o propósito é mesmo ouvir, é emprestar o seu tempo e sua atenção para dar voz a um roteiro incrível da vida real. Iniciativa muito bacana! Esperamos vê-la caminhando por muitas praças, feiras, faculdades, parques e esquinas por aí. #Enjoy


Comentários

Relacionados