20/JAN

Como cultivar árvores frutíferas em apartamento?

Se você mora em apartamento, mas não quer abrir mão da vida de quem tem quintal em casa, com contato com a natureza e cultivo dos seus próprios frutos, os vasos podem ser uma boa solução. Existem algumas árvores frutíferas que se dão muito bem com eles, e alguns segredinhos para não deixar a desejar perto daquelas que estão plantadas em solo firme.

As espécies preferidas para este tipo de plantio, são as pitangueiras, pé de acerola, carambola, romã, jaboticabeira, limão, tangerina e laranja, porque podem ficar em pequeno porte e crescimento lento, e mesmo pequenas dão grande quantidade de frutos.

 

Árvores frutíferas (12)

Para plantar é preciso que o vaso seja de médio a grande porte (acima de 50 cm de altura, por exemplo), de qualquer material, se adequando ao seu espaço. No fundo do vaso é necessário colocar cerca de 7 cm de brita e depois uma manta geotêxtil e por fim matéria orgânica (esterco ou composto orgânico), isso ajuda a reter a umidade e os nutrientes, garantindo maior longevidade da sua árvore.

A adubação é importante quatro vezes ao ano, e o vaso deve ficar em um ambiente que pegue um pouco de sol, como próximo de janelas ou na sacada. Também é necessário aguar, podar durante seu desenvolvimento inicial e tirar folhas secas e mal formadas.

 

Árvores frutíferas (13)

O cuidado e o carinho são os mesmos, só a transportamos para um lugar diferente. Vantagens são muitas, plantas trazem vida e beleza para a decoração da casa, e quando se pode contar com os frutos fresquinhos logo à mão, sem enfrentar a fila de um supermercado, melhor ainda.


Comentários

Relacionados