18/JAN

5 dicas para montar mini hortas em casa

Se a ideia é cultivar hortaliças e temperos em casa, a escolha do local e das espécies, o preparo do solo, a drenagem da terra e o cuidado com as pragas são tarefas primordiais para que, em pouco tempo, colham-se sabor e saúde. Veja as dicas:

 

1. Em qualquer lugar: Não é preciso dispor de espaço. A paisagista Ana Claudia Costta Pinto usou o parapeito da janela para enfileirar as pás para cereal com ervas e temperos. O trato é simples, “bastam quatro horas diárias de sol e regas todos os dias para que se desenvolvam”, diz Ana Claudia. A dica é fazer um furo no fundo do recipiente onde fora plantá-las, para drenar a água e não encharcar demais as espécies.

Jardineiras também são ótimas para driblar a falta de espaço, porque podem conter mudas de diferentes tipos. Cuidado apenas ao escolher as espécies que dividirão a mesma caixa. A hortelã e a salsinha tem raízes invasoras, que destroem as de outras espécies. Algumas misturas que dão certo: alecrim, tomilho e sálvia; manjericão, anis, carqueja e sálvia; e manjericão, manjerona e cebolinha.

 

horta 1

2. Adubos naturais: Uma horta caseira pode ter o luxo de ser orgânica. Além da torta de nim, que aduba e afasta pragas e doenças, pode-se usar húmus de minhoca ou torta de mamona, que é rica em nitrogênio e faz com que as folhas fiquem grandes e robustas. no entanto, cuidado: a torta de mamona é tóxica para bichos e crianças. Evite misturá-la à farinha de osso, porque os cachorros são atraídos pelo cheiro. Pode-se substituir a torta de mamona pela torta de algodão.

 

horta 3

 

3. Cozinha experimental: Quando eleger as ervas e os temperos para a sua horta, aposte em algumas espécies diferentes. Além do sabor novo, seus pratos ganharão no visual. Uma salada com hortelã variegada, cujas folhas mesclam mais de uma cor, vai dar o que falar.

horta 2

4. Poda drástica: A regra para ter ervas verdejantes é simples e boa de aplicar: quanto mais são consumidas, maior é o estímulo à produção de novas folhas. Se faltar fôlego para usá-las, vão murchar e secar. Nesse caso, opte por uma poda vigorosa, logo despontarão novamente.

 

horta 4

5. Solo caprichado: Acredite: 70% do sucesso da horta deve-se ao preparo do solo. Em canteiros, caixas ou vasos, a terra precisa ter uma adubação equilibrada. Misture duas partes de terra comum, uma parte de composto orgânico (ou húmus de minhoca) e uma parte de areia. o canteiro não pode ter pedras e o solo deve estar bem fofo para que as pequenas raízes encontrem caminho livre para crescer.

 

Além de saudável, muito útil e ao alcance das mãos, as pequenas hortas dentro de casa são um item a mais na decoração, agregando ao espaço e ao cardápio dos moradores. #Enjoy

 

Fonte: Thaís Lauton/Casa e Jardim


Comentários

Relacionados